No Brasil, em 1982, quando a GM local já se preparava para a profunda reformulação do Chevette que ocorreria no ano seguinte, é lançada uma série especial do modelo, aproveitando muitos equipamentos do Chevette S/R, que, apesar de ser bem equipado e ter um desempenho a contento, não foi uma versão das mais "vendáveis".
Tendo em vista que o tal esportivo seria descontinuado no ano seguinte, e também a versão sedan do Chevette ainda ser a mais vendida, a GM não teria o que fazer com alguns equipamentos do S/R, tais quais painel, console, volante de direção e outros itens mais que o diferenciavam do restante da linha.
Sendo assim, a GM brasileira resolveu dar uma incrementada no sedan e lançou-o no mercado como uma série especial. Essa série limitada levou o nome de Chevette Ouro Preto.
O Ouro Preto vinha com duas opções de pintura: dourada e negra... Vinha totalmente desprovido de cromados na parte externa (espelhos, maçanetas e pára-choques vinham na cor negra); com as rodas pintadas em dourado e com os parafusos pretos; um spoiler dianteiro preto, molduras dos faróis e grades pretas (o desprovimento de cromados era sinônimo de esportividade na época) e decalques com o logo "Ouro Preto" nos pára-lamas dianteiros (em dourado na pintura preta, e em preto na pintura dourada).Por dentro ele vinha com bancos reclináveis de encosto alto; volante esportivo; painel com conta-giros e vacuômetro; console com medidor de combustível, medidor de temperatura, voltímetro e relógio de horas (volante, painel e console "herdados" do Chevette S/R).
O motor não era o do S/R, e sim o 1,6 litro do restante da linha, com potência perto dos 70 CV (o S/R tinha 75 CV. O Chevette Ouro Preto foi uma série rara e limitada. Mas, apesar disso, não foi lhe dado o devido valor, já que a maioria arrasadora desses exemplares acabou por ser "descaracterizada" por conta da pintura muito chamativa (quando dourada) e das rodas "escandalosas" (que também eram douradas).
Hoje quem conservou, ou restaurou, um desses consegue altas cotações no mercado de automóveis antigos.
perdi de comprar um desses por 2 mil reais, com a lata surrada mas com interior impecavel. é, vida de universitario pobre não é fácil hahaha :/
ResponderExcluirFoi meu primeiro carro! Fazia sucesso com a meninada... De fato, troquei a roda, que achei feia na época. Botei uma "gauchinha"... Era a moda....
ResponderExcluirImpressionava o torque do pequeno motor, qua aliás aguentava 30 mil km. Com esta km, tinhamos que fazer a "parte de baixo". Sim, tinhamos, porque com vários amigos ficamos conhecidos como a "Turma do Chevette". Bons tempos...
Foi meu primeiro carro, foi comprado em 1988 com 70000 kms, eu adorava ele, direção leve por ter tração traseira com eixo cardã, painel completo, tinha pintura preta tipo(PRETO CADILAC)e eu passava cera a cada 15 dias, o brilho era intenso e o carrinho chamava muita atenção, na época eu tinha 20 anos e minha ilusão em ter um carro era grande, quando eu o comprei foi uma alegria imensa, também fiz muito sucesso com as namoradas na época, muito econômico e bonitinho, coloquei um som maneiro !! Muitas saudades do meu Chevette Ouro Preto !!
ResponderExcluirTenho um na garagem, quem meu pai comprou zero Km. Está empoeirado mas em perfeito estado. Só os adesivos laterais estão desgastados e eu não acho pra comprar.
ResponderExcluirO meu continua dourado como nunca!!!
ResponderExcluirO meu continua dourado como nunca!!!
ResponderExcluirtem um grave erro nessa materias !!! todos chevette ouro preto vinha sim com a mecanica do chevette sr ...TODOS OURO PRETO ORIGINAIS TEM 75 CV , aliaz do primeiro ao ultimo chevette a gasolina os unicos que vieram com motor de 75 cv a gasloina foram os SR E OURO PRETO , ....como eu sei disso ...eu tenho dois em casa ,tenho um dourado e um preto os dois originais
ResponderExcluirtem um grave erro nessa materias !!! todos chevette ouro preto vinha sim com a mecanica do chevette sr ...TODOS OURO PRETO ORIGINAIS TEM 75 CV , aliaz do primeiro ao ultimo chevette a gasolina os unicos que vieram com motor de 75 cv a gasloina foram os SR E OURO PRETO , ....como eu sei disso ...eu tenho dois em casa ,tenho um dourado e um preto os dois originais
ResponderExcluirTivemos nosso primeiro carro em 1983. Um série Ouro Preto cor preto, com 8 mil km originais.....
Excluir